Tagliatelle de Manjericão com Pesto e Marisco

Ingredientes:
Massa Fresca de Manjerição:
200 g de farinha
20 g de manjerição fresco
1 colher de sopa de azeite
1 ovo
sal q.b.
Molho Pesto:
50 g de manjericão fresco (folhas apenas)
2 dentes de alho
100 ml de azeite extra virgem
6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (cerca de 70 gramas)
2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado (cerca de 30 gramas).
1 colher de sopa de pinhões (cerca de 30 gramas)
Marisco:
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de azeite
100 ml de vinho branco
200 g de mexilhões
200 g de amêijoas
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação:
Massa Fresca de Manjerição: Passe o manjerição em água fervente e com um pouco de sal, por alguns minutos. Passe-o no triturador ou pique-o bem fino. Para preparar a massa ponha a farinha numa superfície lisa, formando um vulcão, e coloque o manjerição peneirado. Adicione o ovo, uma colher de azeite e uma pitada de sal no centro. Com a ajuda de uma colher, comece a misturar os ingredientes, incorporando o ovo ao manjerição e, lentamente à farinha até que esta seja completamente absorvida. Se a massa estiver com uma consistência muito mole, adicione um pouco mais de farinha, com o cuidado de não exagerar. Nesse ponto a massa já pode ser aberta com o rolo, passada na máquina e moldada no formato de tagliatelle. Cozer o tagliatelle em água a ferver com sal.

Molho Pesto: Coloque todos os ingredientes, menos o queijo, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto líquido e cremoso. Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. Deixe o molho pesto na frigorífico por durante 2-3 dias num recipiente hermético, tendo o cuidado de cobri-lo com uma camada de azeite extra virgem.

Marisco: Cozinhe a cebola por 5 minutos no azeite numa panela em lume brando. Adicione o vinho branco e cozinhe por mais 5 minutos. Adicione os mexilhões e as amêijoas, tampe e cozinhe por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta. Se os mexilhões ainda não estiverem abertos, tampe e cozinhe por mais um ou dois minutos. Descarte os mariscos que não abrirem depois desse tempo. Sirva imediatamente acompanhado do tagliatelle de manjericão envolvido no molho pesto, decorado com tomate cherry e manjericão.

Etiquetas: , ,