Profiteroles

Ingredientes:
Pâte à Choux:
250 ml de água
75 g de manteiga
175 g farinha tipo 55
4 ovos
1 casca de limão
1 pitada de sal
Creme de Pasteleiro:
500 ml de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
75 g de farinha tipo 55
1 ovo
4 gemas
200 g de açúcar
essência de baunilha q.b.
Montagem:
200 g de chocolate negro
Raspa de laranja q.b.

Preparação:
Pâte à Choux: Leve ao lume a água, a manteiga, a casca de limão e uma pitada de sal. Quando levantar fervura deita-se a farinha de uma só vez  e mexe-se até despegar do tacho. Deixe arrefecer. Junte os ovos 1 a 1 (se os ovos forem grandes poderá só ser necessário 3). Deite a massa num saco pasteleiro com um bico liso e molde em montinhos sobre o tabuleiro do forno, previamente untado com manteiga. Leve a cozer no forno nos 170ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar dourada. Deixe arrefecer completamente e entretanto prepare o chantilly e o molho de chocolate.

Creme de Pasteleiro: Misturar o açúcar com a farinha, o ovo e as gemas. Dentro de um tacho. Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela. Verter o leite fervido para a mistura das gemas e levar esta mistura ao lume a cozer até engrossar. Adicionar a essência de baunilha. Colocar num recipiente e tapar com a película e junto ao creme.

Montagem: Derreter o chocolate em banho-maria. Com a ajuda de uma faca fazer um pequeno buraco em cada profiterole, com a ajuda de um saco de pasteleiro rechear os profiteroles com o creme de pasteleiro através do buraco feito. Por fim passar os profiteroles até ao meio pelo chocolate derretido (com o buraco para cima, o chocolate vai secar e funcionar como tampa para o creme de pasteleiro não sair), deixar escorrer o chocolate em excesso e polvilhar com raspa de laranja.

Etiquetas: , ,