sexta-feira, 23 de junho de 2017

Picanha á Brasileira

Ingredientes:
Picanha ao Alho:
1,5 kg de picanha fatiada
1 cabeça grande de alhos descascados e cortados em pedaços
1 colher de chá rasa de louro em pó
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Arroz de Manteiga:
1 cebola pequena picada
50 g de manteiga
300 g de arroz (2 chávenas de chá)
700 ml de água (3 e ½ chávenas de chá)
Sal q.b.
Feijão Preto:
1 lata de feijão preto cozido com 845 g
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro cortada ao meio
1 tomate maduro sem pele cortado em cubinhos
40 g de bacon cortado em cubinhos
40 g de chouriço de carne cortado em cubinhos
1 pedaço de courato de bacon
Picante a gosto
2 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate
60 ml de vinho branco
Sal q.b.
Couve Mineira:
500 g de couve galega cortada para caldo verde
160 g de bacon cortado em pedaços
2 dentes de alho
7 colheres de sopa de azeite
Sal q.b.

Preparação:
Picanha ao Alho: Num almofariz coloque o alho, cerca de 3 colheres de chá rasas de sal, o louro em pó e pimenta. Esmague tudo até que fique uma pasta. Coloque a carne num tabuleiro e barre bem a picanha com metade da pasta. Vire a picanha para cima e barre com a restante pasta. Deixe tomar gosto entre 2 a 3 horas. Grelhe a picanha. Retire a picanha da grelha e coloque-a numa tábua de corte. Com a faca, retire a camada de alho que ficou por cima da picanha.

Arroz de Manteiga: Num tacho leve ao lume a manteiga e a cebola. Mexa e deixe refogar em médio sem deixar alourar. Ao refogado, junte o arroz. Mexa e deixe fritar um pouco até que o arroz fique vidrado. Ao arroz, adicione a água e tempere com sal. Mexa, tape e deixe cozer em lume médio forte aproximadamente 10 minutos. Passado os 10 minutos e quando a água estiver quase toda evaporada, mexa, tape e deixe repousar durante 5 minutos com o lume desligado. Passado os 5 minutos está pronto a servir.

Feijão Preto: Num tacho leve ao lume o azeite, a cebola, o alho e o louro. Mexa e deixe refogar um pouco até que a cebola fique vidrada. Ao refogado adicione o bacon, o chouriço, o tomate cortado em cubinhos e o courato. Mexa e deixe refogar em lume médio até que o tomate comece a desfazer-se. Quando tudo estiver bem refogado, junte a polpa de tomate, o picante, todo o conteúdo da lata de feijão preto, o vinho branco e 60 ml de água. Tempere com um pouco de sal, tendo em conta que o feijão, o chouriço e o bacon já são salgados. Mexa, tape e deixe cozinhar em lume brando, aproximadamente 25 minutos. Quando o molho estive apurado e um pouco espesso, retire o courato de bacon e o louro. E está pronto a servir.

Couve Mineira: Numa panela com água a ferver, tempere com bastante sal. Junte a couve cortada. Mexa e deixe ferver. Logo que a couve comece a ferver, retire do lume e escorra. Na picadora coloque o bacon e os alhos. Pique até que o bacon fique em pedacinhos. Numa frigideira leve ao lume o bacon e o azeite. Mexa e deixe fritar até que o bacon fique lourinho. Junte a couve escorrida e salteie muito bem. Depois da couve bem salteada, retire do lume e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:
Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:
- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada;