terça-feira, 20 de junho de 2017

Pão Tigre

Ingredientes:
Massa:
500 g de farinha tipo 55
300 ml de água
5 g de leite em pó
40 g de margarina
10 g de sal
40 g de açúcar
25 de levedura
Cobertura:
250 g de farinha de arroz
250 g de água
50 g de óleo alimentar
12 g de levedura
12 g de açúcar
5 g de sal

Preparação:
Massa: Numa bancada deitar num monte a farinha misturada com o leite em pó e abrir uma estanca no meio. Dentro da estanca meter a levedura e a água e com a mão desfazer. De seguida juntar dentro da estanca o sal, o açúcar e a margarina, e com a mão ir incorporando a farinha aos poucos. Quando a farinha estiver totalmente integrada, continuar a amassar a massa com as duas mãos. Deixar levedar até dobrar de volume.

Cobertura: Desfazer a levedura na água. Dentro de uma tigela misturar a levedura desfeita, o óleo, o açúcar, o sal e por fim a farinha de arroz, com a vara de arames e deixar fermentar 30 minutos.

Montagem: Moldar em bolas. Levar num tabuleiro polvilhado com farinha os pães. Deixar levedar uma 2º vez, 10 minutos antes de entrar no forno aplicar 2 colheres de cobertura em cada bola e espalhar (como se fosse um glacé). Levar ao forno no 200ºC até estarem cozidos.

Nota: O forno deve estar nos 200ºc no início para a cobertura rachar e dar o efeito “tigre”. Depois da cobertura rachada baixa-se a temperatura para os 180ºC.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:
Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:
- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada;