domingo, 25 de junho de 2017

Travesseiros de Sintra

Ingredientes:
Massa Folhada:
300 g de farinha
200 g de margarina para folhados
180 a 200 ml de água
5 g de sal
Creme de Ovos:
400 g de açúcar
200 g de água
10 a 12 gemas
1 casca de limão
1 pau de canela
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de farinha
Recheio:
O creme de ovos (feito anteriormente)
400 g de amêndoa moída grosseiramente
1 colher (chá) de canela em pó
Montagem:
Açúcar q.b.

Preparação:
Massa Folhada: Coloque a farinha na bancada e abra uma estanca. Disponha nessa estanca a água e o sal. Amasse até a massa se descolar da bancada e das mãos. Faça uma bola e polvilhe com farinha. Com o rolo da massa, estenda em forma de estrela com 4 pontas. Disponha no centro da estrela a margarina para folhados (trabalhada na mão para ficar mais maleável) e feche a massa sobre a margarina unindo as pontas ao centro no sentido dos ponteiros do relógio (1º a ponta de cima, 2º a ponta da direita, 3º a ponta de baixo e 4º a ponta da esquerda). Estenda novamente a massa com o rolo em forma de rectângulo. Dobre a massa ao meio e rode a massa em 90° (passando da vertical para a horizontal, a parte da massa aberta deve ficar de frente para nós). Estenda novamente em forma de rectângulo e dobre a massa ao meio outra vez. No total, tem de dobrar a massa 3 vezes, e de cada vez rodar a massa em 90°. Ao fim das 3 voltas, estenda novamente um rectângulo com o rolo da massa. Dobre em livro (dobre da esquerda até ao meio, e da direita até o meio, encontrando-se no centro), deixe descansar 10 minutos. A massa folhada está pronta a usar.

Creme de Ovos: Levar ao lume o açúcar e a água (com a casa de limão e o pau de canela) até atingir o ponto de pérola. Ao fazer a calda não se deve mexer, mexe-se a inicio para dissolver o açúcar na água mas depois de levar ao lume não se volta a mexer. Assim que atingir o ponto (depois de ferver contar 5 minutos) desligar e deixar arrefecer cerca de 10 minutos. À parte batem-se as gemas, o ovo inteiro e mistura-se a farinha bem para incorporar e não haver grumos. Deita-se a calda morna em fio sobre as gemas, mexendo sempre e volta-se a levar ao lume, também sempre a mexer até engrossar. Assim que começar a ferver conta-se 1 minuto, 1 minuto e meio e depois desliga-se o lume. Leva-se ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de usar, coberto com película aderente.

Recheio: Numa tigela juntar o creme de ovos, a amêndoa moída e a canela, misturar bem. Está pronto a usar.

Montagem: Estique a massa folhada sobre uma superfície polvilhada com farinha e corte em rectângulos pequenos com aproximadamente 15 x 6 cm. Deite um pouco de recheio da amêndoa em cima de cada rectângulo, depois dobre para obter travesseiros e feche bem as extremidades. Coloque-os no tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno nos 190ºC durante cerca de 20 minutos ou até ficarem douradinhos. Retire, e passe os travesseiros por bastante açúcar, deixe arrefecer e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:
Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:
- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada;