quarta-feira, 21 de junho de 2017

Empada de Coelho

Ingredientes:
Recheio:
2 coelhos
7,5 dl de vinho do porto seco
7,5 dl de vinho do branco seco
4 chalotas
600 g de cogumelos (boletos)
2 dl de azeite
2 alhos francês
50 g de aparas de presunto
3 folhas de louro
3 pés de salsa
1 colher de sopa de farinha
sal q.b.
pimenta q.b.
Massa Quebrada:
500 g de farinha
150 g de manteiga derretida
3 colheres de chá de açúcar
1 ovo inteiro
1 colher de chá de fermento em pó
água morna q.b.
sal q.b.

Preparação:
Recheio: 48 Horas antes, limpar bem e cortar em pedaços grandes os coelhos e esfregá-los com sal e pimenta moída. Pô-los a marinar nos vinhos para que fiquem todos mergulhados. Escorrer bem os coelhos e reservar a marinada. Num tacho grande picar as chalotas e juntar ao azeite em lume médio. Juntar os pedaços de coelho escorridos e alourá-los no azeite regulando o lume para que as chalotas não queimem. Quando estiverem louras juntar a marinada, as aparas de presunto, os pés de salsa e o louro. Deixar cozer em lume brando e rectificar temperos. Quando os pedaços de coelho estiverem tenros retirar para um recipiente à parte e desossar reservando toda a carne limpa. Juntar os cogumelos e o alho francês cortado às rodelas (5 mm) ao molho restante. Deixar cozer em lume brando até apurar. Rectificar temperos, retirar as folhas de louro e engrossar o molho com farinha após o que deve cozer 10 minutos em lume brando. Juntar a carne dos coelhos e envolver. Está pronto.

Massa Quebrada: Peneire (misture) a farinha, o fermento e o açúcar sobre a banca da cozinha. Faça um monte e no meio deste uma cova. Dentro dela deite o ovo inteiro e uma pitada de sal. Mexa ligeiramente em círculo (meta a mão). Junte a margarina levemente derretida e trabalhe a massa juntando um pouco de água morna para ajudar a ligar tudo. Faça uma bola, tape com película aderente e deixe repousar durante 1 hora à temperatura ambiente.

Montagem: Estenda a massa com o rolo, aplique á tarteira e pique com um garfo. Rechear a tarte com o recheio de coelho. Tampar a tarte com um círculo de massa, que deve ser fechado dobrando as bordas para dentro. Pincelar a massa com ovo batido. Levar ao forno nos 200ºC e deixar a empada cozer durante aproximadamente 30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:
Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:
- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada;