Donuts

Ingredientes:
Fermento:
125 g de farinha tipo 55
35 g de levedura (fermento de padeiro)
2 ovos
Leite q.b
Massa:
500 g de farinha tipo 55
75 g de margarina
75 g de açúcar
250 ml de leite morno
8 g de sal
Raspa de meio limão
Rum q.b.
Glacé:
150 g de açúcar em pó
3 a 4 colheres (de sopa) de leite
raspa de 1 limão

Preparação:
Fermento: Para o fermento desfazer a levedura num bocado de leite. Numa tigela misturar a farinha a levedura desfeita e os ovos. Bater até obter uma massa homogénea. Deixar o fermento levedar durante 15 minutos antes de usar.

Massa: Para a massa meter a farinha na bancada abrir uma estanca e misturar o açúcar com a margarina com a mão, depois, acrescentar o leite morno com o rum e o sal. Depois junta-se o fermento já levedado e começa-se a incorporar a farinha. Deixar levedar até dobrar de volume. Passado esse tempo, polvilhe uma superfície com farinha e estenda a massa com um rolo até obter cerca de 1 cm de espessura. Recorte círculos utilizando um copo com cerca de 7 cm de diâmetro; no centro desses círculos recorte um círculo menor, utilizando um copo mais pequeno (com 1,5 a 2 cm de diâmetro). Desta forma conseguirá fazer umas argolas. Como alternativa mais simples e rápida use cortadores circulares. Deixe a massa repousar mais 30 minutos, de forma a que os donuts fiquem altos e fofos. Passado este tempo, frite as argolas em óleo bem quente até que fiquem douradas. Retire as argolas para um prato forrado com papel absorvente.

Glacé: Misture o açúcar em pó com o leite até obter uma mistura homogénea. Adicione a raspa do limão. Com a ajuda de um saco de pasteleiro com a boquilha mais pequena decore os donuts com riscas de glacé.

Etiquetas: , ,