Bolo Suspiro de Chocolate

Ingredientes:
Suspiro (Merengue):
200 g de açúcar em pó
40 g de cacau em pó
8 claras
200 g de açúcar.
Mousse de Chocolate:
500 g de chocolate meio amargo
200 ml de natas
4 ovos
3 Folhas de Gelatina neutra.
2 colheres sopa açúcar em pó
Decoração:
ovos moles q.b.
cerejas em calda q.b.
amêndoas caramelizadas q.b.

Preparação:
Suspiro (Merengue): Desenhei 3 círculos de 20 cm de diâmetro em papel manteiga e recortei. Coloquei num tabuleiro. Numa tigela, peneirei o açúcar e o cacau em pó. Bati as claras até começar a espumar. Juntei um pouco do açúcar (normal) e continuei a bater. Quando começou a formar picos moles, adicionei o restante do açúcar (normal) aos poucos, sem parar de bater, até terminar todo o açúcar. Desliguei a batedeira. Adicionei a mistura de açúcar e cacau em pó às claras em neve, mexendo delicadamente com uma espátula. Ficou um merengue forte. Deitei o merengue num saco pasteleiro e preenchi os círculos desenhados no papel, fazendo um caracol em cada círculo. Levei os tabuleiros ao forno a 120º uns 40 minutos.

Mousse de Chocolate: Bati as natas até o ponto de chantilly. Reservei. Derreti o chocolate no microondas. Separei e bati as gemas, e juntei ao chocolate com a gelatina. Bati as claras em castelo bem firme e juntei o açúcar em pó e bati mais um pouco até obter um merengue forte. Juntei o merengue ao preparado de chocolate com o batedor de arames até obter uma mistura homogénea. Juntei as natas batidas em chantilly e envolvi com uma espátula delicadamente. Reservei no frigorífico enquanto preparava a montagem dos discos de merengue.

Decoração: Coloquei um disco num prato de servir. Barrei o disco com uma boa camada de mousse de chocolate. Repeti a operação até acabar os discos. Barrei o bolo com ovos moles e decorei com cerejas em calda e amêndoas caramelizadas. Coloquei no frigorífico para solidificar um pouco.

Etiquetas: ,