segunda-feira, 19 de junho de 2017

Bolo de Brioche

Ingredientes:
Fermento:
125 g de farinha tipo 55
35 g de levedura (fermento de padeiro)
2 ovos
Leite q.b
Massa:
500 g de farinha tipo 55
75 g de margarina
75 g de açúcar
250 ml de leite morno
8 g de sal
Raspa de meio limão
Rum q.b.
Creme de Pasteleiro:
500 ml de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
75 g de farinha tipo 55
1 ovo
4 gemas
200 g de açúcar
essência de baunilha q.b.
Montagem: 
Açúcar q.b.
Canela em pó q.b.

Preparação:
Fermento:  Para o fermento desfazer a levedura num bocado de leite. Numa tigela misturar a farinha a levedura desfeita e os ovos. Bater até obter uma massa homogénea. Deixar o fermento levedar durante 15 minutos antes de usar.

Massa: Para a massa meter a farinha na bancada abrir uma estanca e misturar o açúcar com a margarina com a mão, depois, acrescentar o leite morno com o rum e o sal. Depois junta-se o fermento já levedado e começa-se a incorporar a farinha. Deixar levedar até dobrar de volume.

Creme de Pasteleiro: Misturar o açúcar com a farinha, o ovo e as gemas. Dentro de um tacho. Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela. Verter o leite fervido para a mistura das gemas e levar esta mistura ao lume a cozer até engrossar. Adicionar a essência de baunilha. Colocar num recipiente  e tapar com a película e junto ao creme.

Montagem:  Esticar a massa com a ajuda de uma rolo de massa num rectângulo. Com ajuda de uma espátula espalhar o creme de pasteleiro sobre a massa. Polvilhar com uma mistura de açúcar e canela em pó e enrolar a massa como se fosse uma torta. Corta em 8 fatias grandes e dispo-las numa forma de bolo untada com manteiga e polvilhada com farinha. Deixar levedar até dobrar de volume e levar ao forno no 200ºc até estar cozido. Depois pincelar com geleia para ficar brilhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:
Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:
- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada;