terça-feira, 28 de junho de 2016

Bacalhau com Broa e Espinafres

Ingredientes:
2 postas de bacalhau
500 g batata
espinafres q.b.
2 cebolas médias
azeite q.b.
pimenta preta moída na altura
meia broa de milho
4 dentes de alho
salsa fresca q.b.
sal q.b.
2 folhas de louro

Preparação:
Lave as batatas e corte-as em rodelas de tamanho médio. Leve-as a cozer num tacho com água e sal e coza-as sem as deixar desfazer. Num outro tacho coza os espinafres em água fervente. Depois dos legumes cozidos escorra-os. Elimine a pele às batatas.
Leve ao lume um tacho com água, sem deixar ferver. Quando estiver já bem quente, baixe o lume, introduza o bacalhau, a folha de louro e o dente de alho e coza o bacalhau por uns 7 a 10 minutos, sempre sem deixar a água da cozedura ferver e em lume brando. Escorra o bacalhau, deixe arrefecer um pouco e desfaça-o em lascas, eliminando pele e espinhas.
Corte ambas as cebolas em rodelas finas. pique muito finamente 2 dentes de alho. Numa frigideira larga coloque uma boa porção de azeite. Leve ao lume, junte a cebola, os alhos e o louro, baixe o lume e deixe a cebola cozinhar muito lentamente até amolecer.
Num recipiente de forno coloque camadas alternadas de batata cozida, bacalhau e espinafres. Regue com a cebolada que fez e se necessário acrescente mais azeite.
Pique a broa com 1 dente de alho e uma boa porção de salsa. Cubra o bacalhau com a broa e leve ao forno pré -aquecido a 180º C até a broa alourar. Retire do forno e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:
Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:
- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada;