sábado, 7 de novembro de 2015

Tarte de Chocolate e Caramelo

Ingredientes:
Massa de Amêndoa e Chocolate:
160 g de farinha
30 g de amêndoa ralada
30 g de cacau em pó
50 g de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
110 g de manteiga sem sal (cortada em cubos)
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 ovo
1 a 2 colheres de sopa de água fria
Caramelo:
300 g de açúcar
120 ml de água
120 ml de natas
70 g de manteiga sem sal
1 colher de chá de sal
Ganache de Chocolate:
120 ml de natas
120 g de chocolate de culinária

Preparação:
Prepare a massa. Numa tigela grande misture a farinha com a amêndoa ralada, o cacau em pó, o açúcar e o sal.
Incorpore a manteiga na mistura da farinha, usando um garfo, até ficar uma massa em migalhas. Adicionar o ovo e o extracto de baunilha e mexer muito bem. Acrescente a água á massa e misture. Retire a massa e embrulhe em película aderente, leve ao frigorífico pelo menos durante 30 minutos ou então de um dia para o outro.
Numa bancada enfarinhada ou sobre uma base de silicone, estenda a massa num circulo que deve ter tamanho suficiente para forrar a base e as laterais de uma tarteira de fundo amovível. Forre a tarteira e corte os excesso de massa. Leve ao frigorífico durante mais 30 minutos.
Pique o fundo da massa com um garfo, tape a massa com papel vegetal, e deite por cima, feijão seco ou arroz, para criar peso e a massa não empolar.
Coza a base da tarte por 15 minutos num forno pré-aquecido nos 180º. Remova o peso e o papel vegetal, e leve a cozer por mais 10 a 15 minutos. Deixe a base arrefecer antes de desenformar a base da tarte.
Prepare o caramelo.  Leve o açúcar e a água numa panela média, sobre lume alto, e deixe ferver sem mexer e o açúcar, para que este se dissolva e ganhe uma cor de caramelo.
Retire a panela do lume e acrescente as natas. Vai borbulhar um pouco.
Cozinhe por 1 ou 2 minutos, mexendo constantemente com uma colher de pau, até ficar um creme macio. Retire do lume e acrescente a manteiga e o sal. Mexa até estar  homogéneo.
Deixe o caramelo arrefecer e deite por cima da base da tarte já fria. Leve ao frigorífico durante aproximadamente 4-5 horas.
Prepare a ganache de chocolate. Aqueça as natas numa panela pequena. Quando as natas começarem a ferver retire do lume e acrescente o chocolate partido em pedaços. Deixe a panela com o chocolate por 1 minuto, e depois mexa bem até obter uma ganache cremosa.
Deite a ganache de chocolate por cima do caramelo. Espalhe igualmente pela tarte e leve ou frigorífico por mais 2-3 horas, antes de servir. 

1 comentário:

  1. Bem que tarte! Ainda bem que está longe de mim...senão não iria resistir! Fabulosa mesmo!!

    ResponderEliminar

Antes de comentar, leia atentamente:
Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:
- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada;