sábado, 13 de novembro de 2010

Semi-Frio de Bolacha


Ingredientes:
Base:
2 ovos
50 g de açúcar
50 g de farinha
Recheio:
1 lata de leite condensado
400 ml de natas
6 folhas de gelatina
6 colheres de sopa de leite
1 pacote de bolacha maria
Café forte quase frio q.b.
Xarope:
1 colher de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de brandy
Cobertura:
250 g de açúcar
100 ml de água
8 gemas
1 colher de chá de farinha maizena
Amêndoa picada q.b.

Preparação:
Base: Parta os ovos para uma tigela, junte o açúcar e bata até ficar um creme esbranquiçado. Junte a farinha e bata até ficar tudo bem ligado. Deite a massa numa forma com aro amovível previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC e deixe cozer cerca de 8 minutos.

Xarope: Num tachinho leve ao lume a água e o açúcar. Deixe ferver durante 1 minuto. Junte o brandy, mexa e apague o lume. Depois da massa cozida retire o aro. Espalhe o xarope pela base e deixe arrefecer.

Recheio: Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Num tachinho leve ao lume o leite e quando começar a ferver junte as folhas de gelatina escorridas. Mexa bem e apague o lume. Bata as natas até ganharem volume. Junte o leite condensado e a gelatina. Bata até ficar tudo bem misturado. Coloque o aro já lavado na forma e deite nela uma parte do recheio, o suficiente para cobrir a base. Molhe ligeiramente metade das bolachas no café e coloque-as por cima do recheio (faça isto bolacha a bolacha). Por cima das bolachas coloque mais uma camada de recheio e por cima as restantes bolachas molhadas em café. Por fim, cubra com o restante recheio. Leve ao frigorífico durante 5 horas até ficar bem solidificado.

Cobertura: Leve ao lume a água e o açúcar. Deixe ferver durante 5 minutos. Entretanto misture bem as gemas com a farinha maizena. Depois da calda ferver 5 minutos apague o lume e deixe arrefecer 10 minutos. Junte as gemas, mexa muito bem e leve de novo ao lume mexendo sempre. Quando começar a borbulhar apague o lume e continue a mexer até arrefecer um pouco.

Conclusão: Passe com uma faca no aro para descolar o semi-frio. Retire o aro. Cubra o semi-frio com o doce de ovos (cobertura) já frio. Polvilhe com a amêndoa picada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes de comentar, leia atentamente:
Todos os comentários que desrespeitam as regras a seguir poderão ser desaprovados:
- Comentário adverso ao artigo em questão;
- Agressões verbais despropositadas;
- Ataques pessoais ou ameaças;
- Derivação excessiva do tema do artigo;
- Propaganda despropositada;