Bolo de Noz Pecan com Doce de Ovos


Ingredientes:
Bolo:
10 claras
250 g de miolo de noz pecan
150 g de farinha (tipo 55, sem fermento)
150 g de manteiga (com ou sem sal)
250 g de açúcar
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
Creme de Ovos:
150 ml de água
300 g de açúcar
10 gemas
10 g de amido de milho
20 g de manteiga
Calda de Açúcar:
100 g de açúcar
100 g de água
2 cascas de limão

Preparação:
Bolo: Bater a manteiga amolecida com o açúcar e juntar a farinha, nozes trituradas, fermento e canela. Bater até incorporar os secos, apesar da mistura ficar granulada. Bater as claras em castelo e adicionar 1/3 das claras para aligeirar a massa. Juntar os restantes 2/3 das claras em duas vezes, envolvendo delicadamente na massa. Levar a uma forma untada e enfarinhada e cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.

Creme de Ovos: Levar ao lume o açúcar e a água até atingir o ponto de pérola. Ao fazer a calda não se deve mexer, mexe-se a inicio para dissolver o açúcar na água mas depois de levar ao lume não se volta a mexer. Assim que atingir o ponto desligar e deixar arrefecer cerca de 10 minutos. À parte batem-se as gemas e mistura-se o amido batendo bem para incorporar e não haver grumos. Deita-se a calda morna em fio sobre as gemas, mexendo sempre e volta-se a levar ao lume, também sempre a mexer até engrossar. Assim que começar a ferver conta-se 1 minuto, 1 minuto e meio e depois desliga-se o lume. Mistura-se a manteiga fria em pedaços e mexe-se para incorporar. Leva-se ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de usar, coberto com película aderente.

Calda de Açúcar: Colocar a água, o limão e o açúcar num tacho e mexer para começar a dissolver o açúcar. Levar ao lume médio alto até ferver, sem mexer mais.

Montagem:
Depois de arrefecido, nivelar o bolo e cortar ao meio (para fazer duas camadas). Rechear entre cada camada com um pouco do creme de ovos, humedecendo cada rodela de bolo com a calda fria. Terminar com a última fatia de bolo também humedecida com a calda e barrar todo o bolo com o doce de ovos restante. Decorar com metades de nozes pecan (opcional).

Etiquetas: